16 de fev de 2011

Sinalização pra inglês ler:

(publicado no Jornal Cidadela em 11/02/2011)

Que o trânsito de Joaçaba já virou piada todos sabemos, a tal Comissão de Trânsito não se entende, cada hora inventa uma moda nova. Parece criança mimada com brinquedo novo. As entrevistas da Diretora de Trânsito nunca são assertivas, sempre um lenga-lenga e nada de nos apresentar propostas e projetos de longo prazo. Cada dia pior, mais ridículo. Eu tenho vergonha das pessoas de fora, sempre atordoadas e tentando entender nosso trânsito...

Mas quando eu acreditava que já tínhamos atingido o limite do absurdo eis que vejo as novas pinturas da Caetano Branco! Uma piada de muito mal gosto! Olha que fazia tempo que estava para questionar a falta de boca de lobo daquela via. Agora com meiofio dos dois lados pra onde a água escoa? E este meiofio que se esfarelou diante dos meus olhos numa manobra de um caminhão? Preferi deixar pra lá, já tinha gente demais criticando. Mas agora não dá, né? O que são aquilo?

Eu não “ser” americana... O que significa este “GO” aí?

Pensem na “brecada’ que eu dei vendo um 2 virado!

Desde que aprendi a ler, 2 sempre foi 2, G sempre foi G. E nos testes psicotécnicos somos obrigados a entendê-los assim, não importando o quão virados estão. A maioria dos motoristas não param para pensar no que estão lendo, isto já se dá de forma automática, por isso que foram convencionados os números e letras, para a gente bater o olho e o cérebro entender a mensagem.

Pessoas analfabetas costumam inverter tudo, a gente cansa de receber e-mails com placas absurdas com letras invertidas. Estou vendo a hora que estas marcações entrarem para o rol destas mensagens eletrônicas. Até comentei em casa que podia ser isto, que o funcionário tivesse se confundido. Hoje em dia se termina o Ensino Médio com grandes deficiências na alfabatização...

Mas na segunda-feira leio uma matéria intitulada “Sinalização diferente para ajudar motoristas”, confesso que ri muito da justificativa dada pelo superintendente do DEINFRA em Joaçaba: que os sinais foram colocados de forma proposital para chamar mais a atenção... E ainda completou: “Se houver algum transtorno a empresa passa uma tinta preta por cima da sinalização”.

Pergunto: Custava fazer como consta no Anexo 2 do Código de Trânsito Brasileiro? Pra que inventar moda? (se é que isto foi proposital, coisa que eu ainda duvido..) Vão pintar tudo de preto? Por que não só consertam os sinais errados? E quem vai pagar por esta “pintadinha” de preto? A empresa VIGA ou nós contribuintes?

Depois nós somos os chatos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário