30 de mai de 2011

Avant-prèmiere do filme do Diretor Ângelo Sganzerla - Aos Hespanhóis Conphinantes

O Cineclube Miguel Russowski apresenta no dia 31 de maio o filme “Aos Hespanhóis Conphinantes”, dirigido pelo cineasta joaçabense Ângelo Clemente Sganzerla, irmão do consagrado cineasta Rogério Sganzerla. A pré-estreia, marcada para as 20h15, tem o apoio da Secretaria de Desenvolvimento Regional (SDR) e da Prefeitura Municipal de Joaçaba.

O longa-metragem é uma adaptação do livro homônimo de Othon Gama D’Eça, que narra a viagem de uma comitiva do governo catarinense ao Extremo-Oeste, no ano de 1929. O objetivo era desbravar a região, quase inexplorada e que chegou a ser foco de disputa com a Argentina.

A comitiva, chefiada pelo governador Adolpho Konder, partiu de Florianópolis com destino a Dionísio Cerqueira. A aventura histórica durou 30 dias, seguindo pelas corredeiras do Rio Uruguai e pelo meio da mata, passando por alguns pontos onde cinco anos antes havia cruzado a Coluna Prestes. Foram percorridos quase três mil quilômetros.

Filmada em 35 mm, a produção foi concluída em 2008. No mesmo ano, participou da 32ª Mostra Internacional de Cinema, em São Paulo, concorrendo com 1,2 mil inscritos e ficando entre os 350 selecionados. O filme também foi apresentado no 10° Festival Internacional de Cinema em Brasília, no 5º Ibero Brasil Cine Festival em Valência, na 4ª Mostra de Cinema de Itabira e no 16º Festival Ibero Americano de Cinema e Vídeo.

Além de Joaçaba, outras 20 cidades catarinenses serão contempladas com o filme. De acordo Ângelo Sganzerla, o objetivo é atingir um público de aproximadamente 80 mil pessoas, em 87 salas de cinema de todo o Estado. O longa-metragem, que tem 85 minutos de duração, também será exibido nas escolas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário