1 de jun de 2011

I FÓRUM DE DEBATES SOBRE JOAÇABA - 13/06/2011

Os organizadores do I Fórum de Debates Sobre Joaçaba estão finalizando os preparativos para o evento que irá discutir o tema “As Organizações Sociais e as Políticas Públicas Municipais”.

O fórum esta marcado para o dia 13 de junho e será realizado no auditório da Câmara de Vereadores a partir das 18 horas. Contará com a participação de lideranças políticas de projeção no cenário público de Santa Catarina, como o ex- vice-prefeito de Chapecó Pedro Uczai e o também ex-prefeito de Concórdia Neodi Saretta atuais deputados, um com mandato em Brasília e outro com mandato em Santa Catarina.

A ex-vereadora Silvana Marcon coordenadora da comissão organizadora do evento destaca que: “é importante o debate sobre a participação das entidades sociais na definição das políticas públicas municipais. Se hoje vivemos um momento de perplexidade misturada com decepção em nossa cidade é fundamental retomarmos o rumo. Porém, precisamos saber qual caminho seguirmos. Nada mais natural que a sociedade debata a questão e proponha as soluções”.

O ex-vereador e atual assessor parlamentar do deputado federal Décio Lima e um dos palestrantes, Chico Volpato diz que “todos sabemos a importância da gestão orçamentária responsável numa cidade que ainda precisa investir forte na infra-estrutura e do reforço orçamentário que precisamos junto a esfera estadual e federal. Para a retomada dos investimentos públicos no município entendo que três ações básicas são importantes a gestão responsável do orçamento local e a apresentação de bons projetos nas estâncias estadual e federal”.

Para Roger Conrado, presidente da Associação Vox Solidária, uma das entidades promotoras do evento: “O fórum traz uma excelente oportunidade para as entidades sociais e os cidadãos e cidadãs debaterem políticas públicas municipais, entre elas a política de investimentos. É urgente que façamos o debate desta questão. Conclamo a população a participar, pois o momento histórico nos chama para o debate e para a cidadania”.

FONTE: Site do Éder Luiz 

 

PROGRAMAÇÃO


18h – ABERTURA - Vereadora Sueli Ferronato – Presidente da Câmara de Vereadores de Joaçaba.

18h15min – O PORQUÊ DE UM FÓRUM SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS  - Nilso Ouriques – Movimento Cultural Popular - MCP.

18h30min – AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E O ORÇAMENTO PARTICIPATIVO - Deputado Estadual Neodi Saretta.

19h – AS ORGANIZAÇÕES SOCIAIS E A CONSTRUÇÃO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS MUNICIPAIS - Deputado Federal Pedro Uczai

19h45min - ELABORAÇÃO E TRA­MITAÇÃO DOS PROJETOS MU­NICIPAIS NA ESFERA FEDERAL - Chico Volpato - Assessor na Câmara dos Deputados

20h30min – DEBATE - Coordenação Profª Silvana Marcon

21h45min – ENCERRAMENTO - Vereador Ademir Zanchetta

QUAL JOAÇABA QUEREMOS?

Se partirmos do pressuposto de que o município de Joaçaba vive uma crise política sem precedentes por algumas razões de caráter conjuntural e outras de caráter estrutural, che­gamos à conclusão de que estamos numa espé­cie de impasse que ofusca nossa visão para o futuro.

Diante deste quadro somos levados a refletir sobre a necessidade de compreender­mos as razões da crise, desenvolver formas de superação e retomada ao rumo certo para a cidade e o campo no seu conjunto, pensando, elaborando e executando políticas públicas democráticas para enfrentar o problema.

Que caminho seguir? Que políticas públicas priorizar? Quais fórmulas usar na execução das políticas públicas que serão adotadas?

Cada grupo social ou cada entidade so­cial, isoladamente, tem uma fórmula própria para solucionar o impasse. Porém fórmulas individualizadas quando postas em execução nem sempre são as soluções desejadas por to­dos os grupos que compõe a sociedade civil.

Este modelo de deixar para um grupo minoritário resulta em exclusões, descontenta­mentos e conflitos.

A saída é uma só: ENCONTRAR PONTOS CONVERGENTES EM OPINIÕES DIVERSAS Como fazer isto?

Debatendo.


Quem debate e quem par­ticipa do debate?

Todos os segmentos da so­ciedade civil devem participar da busca do consenso: entidades representativas de classe, associações das mais diversas represen­tações sociais, igrejas, partidos políticos, instituições governa­mentais, cidadãos.

Qual consenso será construído?

Evidente temente que o consenso será aquele que é pos­sível construído pelo debate que se pretende realizar. Estabelecer a priori qual consenso não seria de­bate e nem haveria necessidade de qualquer fórum.

Venha com sua entidade participar ou se preferir participe como cidadão ou cidadã, afinal o município somos todos nós e cabe a nós, coletivamente, dizer o que queremos para ele.
Dia 13/06/2011

Horário: 18h
Local: Auditório da Câmara de Vereadores de Joaçaba
Endereço:Praça Adolfo Konder - 378
Centro - Joaçaba - SC
Para maiores informações: voxsolidaria@yahoo.com.br

Realização:
- Movimento Cultural Popular - MCP
- Associação Vox Solidária

Nenhum comentário:

Postar um comentário