2 de jan de 2012

DESIDERATA de Gilson Carvalho:

O decálogo abaixo foi lido pelo autor no final de sua fala na mesa de financiamento da XIV Conferência Nacional de Saúde (dezembro de 2011). Desiderata é uma palavra latina que significa uma declaração de desejos e intenções. Esta se aplica a todos os eventos, com destaque às conferências, seminários, encontros e reuniões de conselhos e comissões e a qualquer outros encontro de pessoas.

1. Desejo que, em qualquer tempo e lugar, se cumpra a legislação, base do estado de direito que deve imperar em um regime democrático.
2. Desejo que encontros de grupos e de pessoas sejam um momento de partilha, em um banquete de democracia, com a participação igualitária de todos os participantes.
3. Desejo que se pratique a democracia participativa que discute regras prévia e democraticamente, e depois de estabelecidas, as obedece e cumpre.
4. Desejo que não se pratique nem predomine o democratismo anárquico onde tudo se pode e se legitima no decorrer do processo, mesmo fora das regras.
5. Desejo que os que mais sabem esclareçam os que menos sabem sem se apropriarem de suas almas e seus votos.
6. Desejo que, nem pessoas nem grupos, manipulem os demais, operando sobre seu menos saber em alguns assuntos e temas.
7. Desejo que todos usem bem o tempo discutindo os temas propostos, democraticamente eleitos e não se percam no processo e suas artimanhas.
8. Desejo que as pessoas não sejam manipuladas por palavras de ordem nem por votações comandadas por grupos dominantes, mas que, soberanamente, possam tomar suas decisões.
9. Desejo que as pessoas compreendam que eventos e reuniões têm limite de tempo já determinado por compromissos de família, trabalho, transporte, hospedagem e que o tempo deva ser aproveitado o melhor possível para que decisões importantes à vida de todos não sejam tomadas na “madrugada” por apenas alguns, de uma minoria remanescente, a quem possa interessar.
10. Desejo que fóruns e eventos tragam sua contribuição na construção do direito à vida e saúde dos cidadãos a se concretizar através das ações públicas de responsabilidade das três esferas de governo e propriedade de todos cidadãos

Que assim seja. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário