28 de jan de 2012

A Falácia do PA 24hs no HUST:

Odeio ir a hospital, só vou se realmente não tiver outra alternativa. 


Ontem estava com dor de garganta que piorou à tarde (não tenho amígdalas, há décadas não sei o que ter a garganta com dor), 17hs o ESF do Centro (que atende o Cruzeiro do Sul) estava fechado. 


Passei uma noite de cão com bolsa de água quente e à base de remédio pra dor (pensei em ir pro HUST, mas sei que atendimento de madrugada é complicado, melhor deixar para as urgências).


Como a PMJ fez um convênio com o HUST de ser nosso PA 24hs, fui lá agora de manhã. E aí eu verifico que tudo não passa de uma grande mentira pra enganar o povo:


1o. Fiquei na fila como qualquer um, nada daquilo de "preferência para moradores de Joaçaba". 
2o. Atendimento expresso onde o médico me manda ir na segunda-feira no Posto fazer uma receita de antibiótico porque "agora está com poucas placas, mas deve progredir"
3o. Saí com uma receita de um remédio pra dor e ao mesmo tempo antinflamatório (detalhe que já tive choque anafilático pelo uso de antinflamatório, mas o médico sequer perguntou se eu tinha algum histórico de alergia ou coisa assim).
4o. Não sei quem é o médico porque o carimbo só aparece o primeiro nome e nem o CRM dá pra ler.


Peraí! O HUST não é um "Postinho" nas horas em que os ESF de Joaçaba estão fechados? Que M é essa de convênio? E se fosse pra esperar a infecção "progredir" eu tinha ficado em casa! Estou assoando e cuspindo sangue é não é nada?? 


O povo mais simples pode acreditar nessa mentirada toda. Eu estou indignada!


PA 24hs mais uma "mentira cumprida" 
da Administração Mamão/Joventino!


Leia a matéria:
Joaçaba: Prefeitura assina convênio para abertura de Pronto Atendimento

Postagem do Presidente do CMS - Contribuindo com a discussão...
Além da urgência e emergência, que é a função do HUST, a partir de um convênio assinado no início de 2011 e renovado ao final do mesmo ano (sob alguns protestos), através da Lei 4.126/2011 de 21/12/2011, o HUST também deve prestar serviço de atendimento ambulatorial 24 horas para os pacientes de Joaçaba. Isto está escrito no item 3 da cláusula quarta do convênio (das obrigações do hospital): "3 - atendimento ambulatorial e realização de exames, como ultra-som, exames laboratoriais, raio-X, etc quando necessários para o diagnóstico conclusivo no momento do atendimento".
Para isso, foi aprovado no Conselho de Saúde um aumento no valor do repasse mensal que o município paga ao HUST, sendo que este valor está em R$ 66.375,75/mês.
Portanto, baseado no convênio, o hospital tem obrigação de atender pacientes de Joaçaba com diarréia, unha encravada, inflamação de garganta ou qualquer outro tipo de problema que normalmente seria atendido em uma ESF.

Postagem minha no domingo - Tive muita dor de madrugada. De manhã fui lá e questionei sobre o HUST servir ou não da PA no contraturno. Confirmaram que para os moradores de Joaçaba, sim. Daí eu mostrei a receita e perguntei porque fora orientada a aguentar até segunda-feira pra ir ao ESF. Me encaminharam para outra consulta. Desta vez muito boa, com todas as perguntas de praxe e saí de lá com receita de antibiótico e corticoide devido à infecção. Assim, sim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário