21 de jan de 2012

Segunda reunião do Coletivo Nefelibata define ações para o mês de março

por Rodrigo Bernardi

No dia 20 de Janeiro de 2012, às 19h, aconteceu a segunda reunião do Coletivo Nefelibata (CN), no Café Retrô, a fim de uma maior definição das ações para 2012 e 2013. Os temas desse segundo encontro intercalaram-se com os da primeira, pelos quais tornou-se possível esclarecer as intenções do coletivo, como: reunir artistas, ativistas, produtores culturais e todo e qualquer cidadão que queira compartilhar suas ideias acerca do universo das artes, sustentabilidade e entretenimento. 

Para muitos, a noção de agir coletivamente por um mundo melhor pode parecer utopia, mas para nós é o início de uma luta, em que temas diversos, de impacto coletivo, alimentam nossas ações. Dessa forma, como formigas agitadas no formigueiro, sempre em ação coletiva, mostraremos que é possível mudar para melhor a vida do próximo.

Na primeira reunião, “esperava-se um número maior de participantes tendo em vista o interesse manifestado em redes sociais e devido à amplitude dos temas antecipadamente expostos na rede” [1] sobre artesustentabilidade e entretenimento. Entretanto, não foi diferente nesse segundo encontro, o que reafirma a insistência como o ponto de partida para colocarmos nossas ideias em prática. Sendo assim, para que as pessoas conheçam paulatina e profundamente nossas intenções, não deixaremos de realizar as reuniões quinzenais (que estão abertas para todos que se interessarem) e, sobretudo, estaremos resumindo os assuntos por meio de notas no Facebook, blogs e via e-mail, com os assuntos e ideias que foram lançadas. Dessa forma, gostaríamos que o conteúdo produzido ecoasse e estimulasse aqueles que de alguma forma se identifiquem conosco.

Na última sexta-feira tratamos do seguinte:

 1.     SARAU QUINTAL nas tardes e noites de outono

Seguindo a lógica da primeira reunião (06/01/2012) [2], fora apresentada uma proposta para a primeira semana de março, visando a integração dos eixos temáticos e entretenimento. Esta inicitiva servirá como “piloto” para ações futuras.


Como?
Num mesmo ambiente realizar-se-ão as reuniões do CN, pelos quais trataremos de assuntos sobre, permita-me repetir, arte, sustentabilidade e entretenimento; serão realizados leitura e estudo de grandes autores. Estaremos, também, convidando entusiastas da boa gastronomia de quintal, isto é, todos aqueles quitutes deliciosos de preparo simples e de fácil manuseio (como as “festas americanas” dos anos 90), requintados com um repertório que tendencia para gêneros e artistas off-mainstream, ou seja, músicas que não estão no cardápio pop e comercial. Por quê? Porque é evidente de que música de qualidade não só está disponível nas rádios, mas fora delas também. O Sarau Quintal é uma miscelânea de acontecimentos misturando entretenimento e produção de novos saberes.

Onde?
Em princípio, para a primeira quinzena de março, cogitamos um terreno localizado na Rua Frei Bruno, em Herval d’ Oeste, até encontrarmos um espaço com infraestrutura adequada. O terreno em HO ainda passa por manutenção, precisando ser gramado e otras cositas más

Recursos
Para realizarmos o Sarau Quintal é necessário capital. Foi sugerido em reunião o financiamento coletivo [3] para aquisição de produtos que, a priori, atenderão uma lista de alimentos, a saber: frutas, queijos, pães, bebidas, etc. Porém, Bete Vieira nos alertou de que este tipo de financiamento pode soar “estranho” num primeiro momento, pois o CN ainda não é reconhecido por suas realizações. No entanto, esta forma de investimento não está descartado, mas, como foi citado, a ideia de cada participante levar “o seu quitute” é mais interessante neste primeiro momento.


Programação | das 14:00h as 21:00h


 2.     MERCADO NEFELIBATA | Janeiro de 2013

01 dia de evento;
03 turnos;
03 locações;
Equipe com 10/15 pessoas, incluindo produção e especialistas nas áreas de arte, sustentabilidade e entretenimento.

O que é?
O Mercado Nefelibata é a oportunidade de unir arte, sustentabilidade e entretenimento num conjunto de atividades, como: oficinas e performances artísticas; palestras sobre consciência ecológica, reciclagem, ecovilas e uma feira de troca de objetos usados. Também, estamos vislumbrando a ideia de realizarmos uma mostra de cinema sobre esses temas, a fim de que possamos contribuir com a formação de crianças e jovens de Joaçaba e região.

O Mercado Nefelibata é um projeto para 2013 e que terá uma abrangência regional, por isso, estamos nos reunindo quinzenalmente para que possamos trocar ideias e receber suas sugestões. 

3.      S.O.P.A | PIPA |Manifestação Crueldade Nunca Mais | Luiza | BBB

Estes assuntos também tiveram seu espaço, mas, cada um com sua devida atenção. Destacamos a Manifestação Crueldade Nunca Mais que acontecerá no dia 22/01/2012 (domingo), a partir das 15h. A Cãorreata, como ficou popularmente conhecida, concentrará seus manifestantes em frente à Delegacia de Polícia de Joaçaba e percorrerá as principais ruas da cidade, com a participação ilustríssima daqueles que devemos cuidar com todo carinho e respeito: os nossos lindos e queridos cães. Esta manifestação acontecerá em 200 cidades brasileiras com o objetivo de chamar atenção da sociedade e das autoridades para os maus tratos com animais domésticos. Participe!

A próxima reunião será no dia 03/02/2012 às 19h no Café Retrô. Faça sol, ou faça chuva nosso encontro está marcado!


Quer saber mais?
coletivonefelibata@yahoo.com.br


O Coletivo Nefelibata agradece o apoio de Bernardo Stumpf, Bete Vieira, Luciana Lopes, Mariana Dorini, Nazira Mansur, Rôse Maria Makowski, Thiago de Souza, Verena Lopes e Vittorio di Milano.


Notas

[1] Cf. MILANO, Vittorio di. Coletivo Nefelibata – uma nova proposta para Joaçaba e região.Disponível em: http://botecodabete.blogspot.com/2012/01/coletivo-nefelibata-uma-nova-proposta.html. Acesso em: 12 jan. 2012.

[2] id.

[3] Para saber mais sobre financiamento coletivo acesse o site: http://fomentecultura.com.br/pt.

[4] Festinha ritmada com música pra se dançar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário