8 de jul de 2012

#RedePT13 - um começo um tanto nebuloso...

Que as redes sociais são importantíssimas para as campanhas eleitorais isso todo mundo sabe. Vejam o trabalho [encabeçado pelo Marcelo Branco] feito pela militância petista em 2010! 

Sou militante de rede social e de carteirinha em punho, mas ontem me senti uma completa idiota vendo surgir na minha time line a hashtag #RedePT13. Fucei até descobrir que se tratava de um encontro de militantes de redes sociais que havia começado em Brasília.

Como assim? Hibernei? Entrei em coma e não sei? Como nem ouvi falar disso?

No Facebook descubro que uma não filiada e não militante [nunca vi uma postagem sequer de militância petista em seus perfis do Twitter ou do Facebook] estava no evento. Descobri que fora convidada lá no Encontro Nacional dos Blogueiros Progressistas que ocorreu em Salvador uma semana após a Consocial [motivo que me impediu de ir].  Perguntei quem estava bancando a ida deste povo. Não obtive mais resposta.

Voltei para o Twitter e descobri que muita gente que fez e faz a diferença na militância virtual também nem tinha conhecimento do tal evento. Dentre eles o próprio Marcelo Branco. Começaram a chegar as DMs indignadas. Não era a única a estar questionando o porquê e o "como" do Encontro.

À noite recebo uma ligação me dando conta que o Marcelo Branco não fora convidado por não ser filiado. Pirei! "Mas a 'Srta. X' não é filiada e nem militante está aí! Como assim?" Questionei a falta de transparência na divulgação do evento e na escolha dos participantes. Disse em bom tom que eu entenderia de não ir, mas se a "Srta. X" foi eu achava injusto não ter sido ao menos avisada.

O amigo [que falava do hotel em Brasília] me contou que se tratava de uma reunião para preparar um evento em São Paulo. "Precisa ir 120? E quem bancou?"

De manhã descubro que nem o Zé de Abreu sabia do evento!! Épracabá! Vão dizer que ele não é filiado? Ou que ele não é militante? hahahaha 

Outra coisa que descobri que a conta foi paga pelo PT. Ou seja todo mundo que contribui pagou a viagem de gente que nem filiado é! Pior. Quem paga nem sabe do encontro!

Pra encerrar este desabafo digo uma coisa: em tempos de Lei da Transparência [coisa que me faz ter orgulho de ter, literalmente, subido morro pedindo voto pra Dilma] o Partido dos Trabalhadores bem que podia ter sido mais transparente, né? Agora só me cabe esperar que divulguem quem são os 120 queridinhos, quais os critérios de seleção e quem são filiados ou não. Ah! E quanto custou a brincadeira!

PS - se forem me expulsar do PT que façam logo porque eu não gosto de coisa obscura! Pra mim corrupção é corrupção e a falta de transparência é uma das facetas desta praga que fode com tudo!

7 comentários:

  1. O PIOR CEGO é aquele que não quer ver.

    ResponderExcluir
  2. Olá Bete. Eu não entendo qual motivo de tanta indignação de tua parte. Um coisa é fazer críticas a método de construção e questionar sobre os critérios de escolha das pessoas. Mas, dai ficar levantando boatos e falando em corrupção não tem nada a ver. Muitas pessoas ficaram de fora, e assim sempre será. Eu também já fiquei de fora de algumas atividades do PT e eu queria participar. Mas, é isso nem todo mundo pode participar de tudo, e nem deve. Neste debate não precisa ser sempre os mesmos. O Marcelo Branco, José de Abreu, Lucio Uberdan, Juan Pessoa, Paulinha, Laura Pequeno, Bruna Rosa, e tantas outras pessoas são fundamentais, mas não são as únicas. Estas pessoas deveriam estar aqui, e não estão, agora ficar espalhando boatos e é coisa do #PIG. Se tu queres compreender o processo solicite informações, mas não pratique o mesmo que o #PIG. Foi uma boa iniciativa, e o PT bancou como banca tantas outras atividades, não somente para filiados. É uma prática do PT envolver pessoas que não são filiadas, e neste caso é ainda mais importante.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. 1- por que do sigilo? pq a militância não ficou sabendo até mesmo pra articular uma ampla divulgação durante o encontro?
      2- por que um evento do PT, pago pelo PT, levou não filiados, e pior, não militantes?
      3- qual o critério de seleção do grupo?
      4- vão fornecer a lista dos nomes?

      Pra mim tudo que é feito sem transparência é duvidoso... Se estas perguntas forem respondidas, por certo minha posição será revista. Por enquanto a #RedePT13 não me representa.

      Excluir
  3. #redept13



    Nós, militantes virtuais, reunidos em Brasilia nos dias 07 e 08 de julho de 2012, por iniciativa da Secretaria de Comunicação do PT Nacional, ao tempo em que nos sentimos orgulhosos em participar desta importante iniciativa partidária, sentimos a imperiosa necessidade em sugerir a ampliação do universo de pessoas que também são comprometidas com o projeto petista e sua defesa na internet.

    Neste sentido como contribuição indicativa para deliberação das instâncias partidárias, apresentamos o que segue:

    Preparação de grande reunião, ainda em agosto ou setembro, com a presença de lideranças petistas nacionais e Campanha Nacional de Filiação.

    Colocamo-nos desde já à disposição para contribuir em nossos estados com a ampliação da participação de outr@s militantes virtuais.

    Finalizamos, destacando que ao longo do último período, a disputa política nos meios virtuais tem se caracterizado por intensa atuação de um número crescente de pessoas o que nos coloca diante do desafio de atuarmos também em plena sintonia com as instâncias partidárias do PT.

    SAUDAÇÕES PETISTAS
    Brasília DF, 07 e 08 de julho de 2012

    ResponderExcluir
  4. "Saudações petistas" até dos não petistas que nunca usaram um tag sequer em favor do PT? Eu rio muito com isso...

    ResponderExcluir
  5. Bete Vieira , aceite minha total Solidadriedade com relação aos Fatos ....Tambem sou Petista de Carteira . desde 2002 estou na net em defesa do PT sequer fiquei sabendo de tal evento .outra coisa mantenho minha contribuição em dia,Hei Everton Rodrigues não adianta querer desmoralizar uma milititante atuante ,,Como é a companheira Beti !!! Favor esclarecer os fatos ...Sem ofensas é claro

    ResponderExcluir