15 de ago de 2012

Em audiência pública, comunidade vota pela proibição de animais em circos no município

(do site da CMJ)


Com o plenário da casa lotado e com a coordenação da vereadora Sueli Ferronato, a Câmara de Vereadores de Joaçaba realizou, na noite de segunda-feira, 13, uma audiência pública para saber qual é posição da comunidade em relação ao projeto de lei legislativo nº 007/2012, que tramita na casa legislativa e que prevê a proibição da instalação, no município de Joaçaba, de circos que façam uso de animais.
O relator da audiência pública, Fabiano Piovezan fez uma contextualização do projeto que tem como autores o próprio Piovezan, a vereadora Sueli Ferronato, o presidente do legislativo Andre Dalsenter e Ademir Zanchetta. Além dos autores do projeto, participaram da audiência pública os vereadores Mario Wolfart, Elói Hoffelder e Francisco Moreira Lopes. 
Das oito pessoas que utilizaram da palavra, seis foram favoráveis à proibição de animais em circos e duas contrárias. Elisabete Margot Vieira (ONG Amigos dos Animais), Maicon Dias, Maria Marlene Cavanus, Nícia Nogara, João Carlos Sampaio e Diógenes Fernandes Leal (Médico Veterinário) apresentaram argumentos contundentes em favor do projeto. Já o Advogado Éber Marcelo Bundchen e Fabrízia Bundchen defenderam a permanência dos animais em circos.
Na votação, 58 pessoas foram favoráveis à proibição de animais, duas foram contrárias e duas se abstiveram de votar. Sueli e Piovezan explicaram que o resultado da audiência pública servirá para dar suporte para os encaminhamentos pertinentes ao projeto que ainda voltará a ser discutido será votado, provavelmente em setembro.
--------------------------------------------------------
Em particular eu quero agradecer a cada amigo dos animais que esteve na Câmara naquela noite, aos que assinaram o abaixo-assinado, aos que mesmo de longe se manifestaram via e-mail, aos que me deram forças nestes últimos dias, afinal nossa luta vem desde 2008 e ao mesmo tempo que temos quem nos incentive há os que não poupam críticas...
Obrigada aos vereadores Sueli Ferronato, Ademir Zanchetta, André Dalsenter e Fabiano Piovesan pelo interesse no tema e a  propositura do Projeto de Lei 007/2012. 
Agora é esperar a votação na Câmara de Vereadores - é a hora de vermos quem vota pelos animais. E logo depois contar com o compromisso do Prefeito Rafael Laske que em 2008 colocou no seu caderninho de propostas de campanha o item "incentivo à proteção dos animais"...
CIRCO LEGAL NÃO TEM ANIMAL!!!

2 comentários:

  1. Parabéns aos que se posicionaram a favor da
    proibição de animais em circos.Animais não são coisas,circos são locais de tortura e dor para eles.

    ResponderExcluir
  2. Sou contra todo tipo de exploração animal. Animais de circos são escravos, arrancados de seu habitat, onde viviam livres e felizes, para levarem uma vida miserável, dentro de uma jaula. Além disto, aprendem o que devem apresentar à platéia, à custa de apanharem muito. E, muitas vezes, passam fome.
    É comum, ainda, que os donos de circos comprem gatos e cães de ruas para alimentar leões, pelas cidades onde passam.
    Por tudo isto, apóio integralmente, a proibição de animais em circos!

    ResponderExcluir