13 de dez de 2012

DERRUBADO O VETO DO PREFEITO!! JOAÇABA É MAIS UMA CIDADE QUE BANIU ANIMAIS EM CIRCOS!!!

Genteeeeeeeeeee!!
Hoje tem festa na florestaaaa!!!

Acabei de chegar em casa, não ia conseguir dormir sem compartilhar com vocês a minha alegria!!!

Joaçaba entrou na lista de cidades que baniu os animais em circos!!!

Precisávamos de seis votos para derrubar o veto! Tivemos sete!!!!

Votaram pelos animais: Ademir Zanchetta, Fabiano Piovesan, Chico Lopes, André Dalsenter, Sueli Ferronato, José Junqueira e Elói Hoffelder.
Abstenção: Mário Wolfart
Ausência: Luiz Vastres

Fabiano fez um arrazoado que moeu os argumentos do veto. Sueli leu um e-mail que amanhã compartilho neste espaço. André falou sobre a espiritualidade dos animais [estava me segurando, daí não aguentei e caí no choro...].

Agora deixo aqui o meu muito obrigada a cada um que contribuiu nessa luta, em especial a aqueles que saíram de suas casas no dia da audiência pública e hoje. E um muito obrigada de todo o coração ao Maurício Varallo que com seu "Olhar Animal" conseguiu fazer chegar às caixas postais dos vereadores milhares de manifestações a favor da libertação animal...

Hoje meu coração adormece um pouco mais leve, mas com a consciência que isso é só um grãozinho de areia, que há um longo caminho pela frente...

E uma homenagem ao Irmão Teodorico que se fez representar pelo seu filho Micael... Em espírito ele sempre está conosco, nos apoiando nessa luta que um dia foi dele...


Texto lido pela vereadora Sueli Ferronato:


Senhores vereadores, senhora vereadora!

Não expressamos neste texto nenhum desejo de pressionar nem tampouco de exigir, mas apenas de lembrar a você, que um dia precisou do nosso voto para tornar-se representante em exercício da nossa vontade e do nosso direito; a você que não hesitou em subir ao nível mais alto dos palanques para clamar e pedir calorosamente por ajuda, a você que soube “in loco” descer ao ponto mais rasteiro da necessidade humana e sentir de perto as diferenças: apertar a mão do pobre, acarinhar a criança abraçar o idoso, a você que tem hoje a autoridade de parlamentar e a obrigação não apenas de rascunhar projetos e prometer efetivá-los, mas de agir por um mundo onde TODOS os seus habitantes (homens, ANIMAIS e natureza) sejam respeitados no seu direito à vida e à sobrevivência digna, sem os quais o planeta em que vivemos estará condenado ao desequilíbrio e à extinção.

A você que pode tentar imaginar-se na situação de animais, que passam a maior parte de sua vida sendo explorados por pessoas que priorizam o lucro financeiro, bichos que são expurgados do seu habitat natural e conduzidos precariamente por estradas intermináveis de pó e sol escaldante, açoitados, condicionados a uma existência sofrida à obediência exercida ao som de gritos e chibatas.

A você Vereador e vereadora de Joaçaba (Santa Catarina), que pode acabar com o veto do Prefeito de Joaçaba, Rafael Laske, ao Projeto de Lei 007/2007 que proíbe a EXPLORAÇÃO E USO DE ANIMAIS EM ESPETÁCULO CIRCENSE, elaborado e APROVADO pela Câmara Municipal, atendendo uma decisão de uma audiência pública que é soberana.

Segundo o Prefeito Rafael Laske a exploração dos animais por parte dos donos de circo DEVE CONTINUAR alegando ser inconstitucional, parece que as leis para Joaçaba são diferentes, pois é verdade que centenas de municípios e alguns estados essa lei foi aprovada, e está sendo respeitada, como é o caso de Curitiba.

Você, Vereador(a), pode intervir em socorro ao nosso clamor, salvando, com o poder parlamentar que possui, a vida de centenas de animais que não têm como falar o que sentem.

Mesmo que nunca mais possam sentir a liberdade de correrem livres em seus prados, de dividirem as árvores e florestas com os seus semelhantes, de hibernarem seus corpos agradecidos sob o frio das geleiras, agradeceriam com o sacrifício de suas vidas hoje, pela segurança dos seus filhotes amanhã, e certamente lhes diriam “obrigado” em todos os dialetos que a natureza permite mesmo que não possam entendê-los.

Nós, que amamos os animais e lutamos pelo exercício dos seus DIREITOS, acreditamos que nem tudo está perdido, que é possível juntos nos tornamos uma grande nação, onde todos seres vivos possam permanecer em seu próprio habitat.

Senhores vereadores, em nome da população de Joaçaba,  solicito que derrubem esse veto, caso contrário estaremos comprometendo as futuras audiências públicas de nosso município ...

Vamos acatar a decisão, a vontade popular dos mais de 95% da audiência pública que votaram em favor dos animais...

Um comentário:

  1. Sem dúvida um grande avanço. Primeiro foi a Lei das Castrações, agora a Lei do Circo sem Animais e em 2013 vamos juntos trabalhar para a Lei da Posse Responsável. Um passo de cada vez e o caminho será percorrido. Parabéns a todos que participaram deste processo e especialmente para você Bete, guerreira incansável nesta luta!

    ResponderExcluir