15 de abr de 2013

Proteção animal de Facebook: mais ação menos embromação!

Desde que surgiram as redes sociais elas vêm servindo de instrumento para facilitar os trabalhos dos protetores de animais, seja para pedir ajuda a quem não é protetor de arregaçar as mangas - geralmente com doações - seja para articular os trabalhos entre si. Na proteção animal a solidariedade é a tônica e procuramos nos ajudar mutuamente em favor dos irmãos não humanos.

Ocorre que junto com esta movimentação surgiram os "protetores de rede social": aqueles que vêem o animal sofrendo e a única coisa que fazem ou é procurar alguém que atua na Proteção Animal na sua rede de "amigos" para pedir socorro, ou fotografa e publica em seu mural com frases de efeito para deixar quem tem compaixão mais desesperado ainda, chantagem mesmo.

Esta semana foi a gota d'água. Vou divulgar o diálogo sem dizer quem é a pessoa afinal ele é exemplicativo. São muitos que seguem a mesma linha:


Quarta-feira, 11.04.13, 22:56h (eu já estava dormindo):
Oi Bete tudo bem? Tem um cão aqui na minha casa preciso transportar ele pra um veterinário saberia me indicar algum?

Quinta-feira, 12.04.13, 8:17h:
Eu uso a XXXXXX - mas esse recado foi ontem - ixi...

Quinta-feira, 12.04.13, 12:32h:
Oi Bete, o cachorro estava aqui na minha casa hoje pela manha ele não estava mais. Hoje ao meio dia ele apareceu novamente, ele esta todo machucado, parece estar com a coluna quebrada, tem um olho que esta com infecção, só que eu não tenho como levar ele no veterinário, não tenho como transportar. pedi ajuda p algumas pessoas já mas ninguém se disponibiliza a transportar. Eu não sei o que fazer ja dei água e comida. Agora ele sumiu novamente.

Quinta-feira, 12.04.13, 13:11h:
ACHO QUE A VET XXXXX TEM VEÍCULO 352X-XXXX, eu caí da escada no sábado estou sem dirigir.



Bom, um cão deve ter sido socorrido. Fiquei satisfeita em saber que alguém estava prestando socorro...

Sexta-feira - eu fora da cidade em viagem de trabalho - me liga minha grande parceira de luta desesperada contando do mesmo cachorro que vieram pedir socorro no portão da casa dela. Como sempre acontece...

Ela está com a casa atolada de animais e contas para pagar [até o telefone cortado], mas decidiu investigar o caso. Soube que o cão estava há dias na rua, prostrado e o medo das pessoas era que um carro passasse por cima.

Ela questionou se não tinham procurado ajuda em outro lugar, pois ela, apesar de fazer parte da ONG, não tem carro, nem dinheiro e nem espaço pra abrigar mais um animal. Disseram que ligaram para tudo quanto é lugar e na Vigilância Sanitária de Herval d'Oeste foram informados que o Prefeito Nelson Guindani havia criado uma ONG para resgatar bicho. Que fossem atrás da ONG.

BAITA MENTIRA, PORQUE HERVAL D'OESTE AINDA NÃO FEZ POHA NENHUMA EM SE TRATANDO DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA ANIMAIS!!!

Como eu estava fora - e sem dirigir - ela foi à pé até o local e tentou atender o bicho... 

No sábado outra protetora ajudou e levaram o cão ao Vet: idoso, cego, surdo, com infecção, lesão na coluna... Deve ter vivido a vida inteira na corrente por conta do comportamento que apresenta. Foi solto para morrer nas ruas...

Agora precisamos de uma casa de passagem para o amigo aí, que não late mais e só precisa de um cantinho e carinho para terminar seus dias de forma digna:



Pois é... De protetor de rede social o inferno vai ficar cheio! 
Pior: isso dá a falsa impressão que tem um monte de gente ajudando quando a realidade é bem outra!

O inverno está aí. Começa o inferno para os protetores das regiões onde o frio maltrata, a fome humilha e o descaso assassina...

Nenhum comentário:

Postar um comentário