7 de jun de 2013

Diálogo da população com um especulador de Joinville (mas a reflexão serve para todas as cidades):

Especulador, SEUS PROBLEMAS ACABARAM!

POPULAÇÃO: O Sr. adquiriu diversos terrenos na cidade de Joinville?
ESPECULADOR: Sim.

POPULAÇÃO: O Sr. manteve estes terrenos sem edificação alguma, aguardando apenas sua valorização?
ESPECULADOR: Sim.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que a Constituição Federal assegura o direito à propriedade, mas também determina que a propriedade exercerá sua função social?
ESPECULADOR: Sim, mas eu comprei e paguei, por isso é meu direito manter o terreno vazio.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que estes terrenos vazios fazem com que a cidade "se espalhe" e os moradores necessitem morar cada vez mais longe do centro, fazendo com que o poder público municipal tenha que levar saúde, educação, transporte, pavimentação, transporte público, saneamento básico para estes locais distantes?
ESPECULADOR: Sim.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que estes custos são pagos por toda a população através de impostos e taxas?
ESPECULADOR: Claro, de impostos eu entendo, afinal vivo reclamando da alta carga tributária.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que os trabalhadores que vão morar cada vez mais distante do centro perdem muito tempo de suas vidas no trajeto casa-trabalho por morarem tão longe e que, por ironia, ainda avistam vários terrenos vazios como os seus pela janela do ônibus quando percorrer este trajeto?
ESPECULADOR: Sei.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que este tempo gasto a mais no trajeto casa-trabalho o trabalhador poderia estar passando com suas famílias?
ESPECULADOR: Pois é, que pena. Mas veja pelo lado positivo, com as FAIXAS VIÁRIAS e as Áreas Rurais de Transição Industriais (ART-I´s)_as empresas poderão se instalar pela cidade toda e daí o trabalhador poderá trabalhar mais perto de casa.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que quanto mais estrutura o governo instala nos bairros mais distantes mais necessidade há de estrutura nos bairros próximos ao centro onde se localizam os seus terrenos e que estas obras nos bairros distantes valorizam também seus terrenos?
ESPECULADOR: Sei, claro, e isso não é ótimo? 

POPULAÇÃO: O Sr. acha justo todos arcarem com os custos de uma cidade cada vez mais espalhada enquanto o Sr. fica com estes terrenos vazios simplesmente aguardando a valorização deles?
ESPECULADOR: Claro que é justo! Eu comprei e paguei, portanto, é meu.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que está em estudos o IPTU progressivo no tempo, que forçará os proprietários de imóveis não utilizados ou subutilizados a darem uma destinação ao imóvel, ou seja, ou constroem ou o IPTU aumentará por 5 anos seguidos, dobrando de alíquota a cada ano?
ESPECULADOR: Eu sei, é uma sacanagem isso, onde já se viu obrigar alguém a construir. É um absurdo essa falta de respeito com o direito à propriedade.

POPULAÇÃO: SEUS PROBLEMAS ACABARAM!!!! A nova Lei de Ordenamento Territorial (Nova LOT) fará com que possam ser construídos prédios de até 24 andares no bairro Bucarein e 18 andares no bairro Anita Garibaldi, isso sem contar as garagens e o andar onde fica o elevador. Ainda haverá a possibilidade da outorga onerosa (compra do direito de construir mais andares)) que poderá levar os prédios do Bucarein até 36 andares e os do Anita Garibaldi até 27 andares.
ESPECULADOR: Pois é, que legal, isso ajudará muito os investidores!

POPULAÇÃO: O Sr. não acha que prédios tão altos prejudicarão a questão da luz solar e da ventilação e isso pode trazer problemas de saúde aos moradores da região, inclusive gerando custos para o própria prefeitura (SUS)?
ESPECULADOR: Você só vê o lado negativo das coisas, vejam quantos empregos serão gerados. Acho que você não quer é que os pobres morem perto do centro, você quer é expulsá-los para longe.

POPULAÇÃO: Mas não foi exatamente isso (expulsar os pobres das regiões próximas ao centro) que o Sr. fez quando comprou terrenos e os manteve vazios.
ESPECULADOR: Isso é diferente....

POPULAÇÃO: A NOVA LOT prevê ainda 167 faixas viárias, ruas onde numa faixa de 100 metros de cada lado da via TUDO PODE SER CONSTRUÍDO, até indústria de derivados de petróleo poderá existir neste local, além de poderem ser construídos prédios nestas faixas viárias.
ESPECULADOR: Peraí, não é bem assim! Podem ser construídas muitas coisas, mas dependem de Estudo de Impacto de Vizinhança e de parecer do órgão ambiental.

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que há quase 30 mil lotes vazios ou subutilizados em Joinville?
ESPECULADOR: Sério? Esse número é um exagero, isso deve ser mentira, de onde tirou essa informação?

POPULAÇÃO: Do site do IPPUJ.
ESPECULADOR: ......

POPULAÇÃO: O Sr. sabe que se for construído em cada lote um prédio de 4 andares com 4 apartamentos por andar e morarem em média 3 pessoas em cada apartamento a população de Joinville pode passar de 2 milhões sem precisar alterar zoneamento algum?
ESPECULADOR: Mas não é todo imóvel que dá para construir prédios de 4 andares.

POPULAÇÃO: Por outro lado, há também vários desses terrenos em que se pode fazer prédios com muito mais que 4 andares.
ESPECULADOR: Deixa para lá.

POPULAÇÃO: A NOVA LOT prevê lotes com área mínima de 240m², com frente mínima de 10m e com as quadras com até 200m. O Sr. não acha que estas quadras parecerão uma linguiça?
ESPECULADOR: Isso é ótimo, onde antes poderíamos fazer 2 lotes de 360m², agora poderemos fazer 3 lotes de 240m². É a multiplicação dos lotes, VIVA A NOVA LOT. E as quadras com 200m permitirão 20 lotes em cada lado da quadra totalizando 40 lotes, além de precisarmos destinar menos áreas para as ruas e calçadas. Isso dá um bom ganho e não acho que quadras de 48x200m pareçam uma linguiça, isso é exagero de vocês.

POPULAÇÃO: Mas muitos trabalhadores precisarão andar bem mais para chegar até sua casa, já que teremos quadras com até 200m.
ESPECULADOR: Veja que bom, assim já eles farão um exercício extra e isso faz bem à saúde.

ESPECULADOR: Você só vê o lado negativo das coisas, não percebe que precisamos mudar o zoneamento para atrairmos empresas, afinal Araquari está crescendo e Joinville está perdendo empregos.

POPULAÇÃO: Mas em Araquari não estão construindo empresas até na área rural, onde empresas são vizinhas de plantações e da animais "de criação" (vacas, galinhas, marrecos, etc), e o meio ambiente, como fica?
ESPECULADOR: É o progresso, oras. Você prefere ficar sem empregos?

POPULAÇÃO: O Sr. teve acesso a algum dado sobre quantos empregos Joinville "perdeu" e verificou se essa "perda" se reflete no número de desempregados, ou está falando isso com base nos dados da "imprensa"? 
ESPECULADOR: Está nos jornais toda hora, você não lê? Se lesse saberia que a NOVA LOT é urgente e necessária para desenvolvimento da cidade, senão JOINVILLE VAI PARAR!

POPULAÇÃO: O Sr. não acha estranho que a NOVA LOT venha para valorizar os imóveis vazios justamente quando se discute o IPTU progressivo no tempo, que irá penalizar os especuladores que compraram imóveis e os mantiveram vazios aguardando sua valorização, levando ao "espalhamento" (dispersão) da cidade e aos gastos disto decorrentes?
ESPECULADOR: Pois é, que FELIZ COINCIDÊNCIA.

IMPORTANTE: Essa é uma obra de ficção, mas se você não quer que se torne realidade, procure a Associação de Moradores de seu bairro e exija da Prefeitura e do IPPUJ que a NOVA LOT seja discutida com toda a população de Joinville.

Fonte: novalotjoinville.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário