10 de jul de 2013

O grande problema do nosso trânsito: o ser humano.

Esta semana começou com a notícia de um atropelamento em plena faixa de pedestre. Um motociclista ultrapassou pela direita, não respeitando a parada de um veículo para a passagem de uma pedestre. Eu escrevi "faixa de pedestre"...

Pois bem. Volta e meia vejo as pessoas reclamando dos gestores públicos, da Polícia Militar, das Comissões de Trânsito. O que não falta é gente apontando as falhas no sistema de trânsito de nossas cidades. Muito bem. Estão certos!

Mas não completamente certos.

Onde fica o "ser humano" nesta confusão toda? Muito fácil xingar os outros, apontar as falhas de terceiros. Mas cadê de criar vergonha na cara?

Hoje um quase derrubei uma "motoqueira" [motocilista pra mim é outra coisa]. Saindo de carro de um estacionamento onde a visão da rua era péssima fui socorrida por um veículo que parou o fluxo e me deu sinal para entrar na faixa de rolagem. A bizuqueira nem "tchum", passou a toda e por pouco não se estropiou toda! Ainda bem que eu sou do tipo de motorista extremamente cautelosa e entrei muito devagar.

Ando de moto e de carro. Sei bem os abusos que motoristas e motociclistas cometem. Estes últimos ultrapassam pela direita como se fosse a coisa mais comum do mundo [daí o puxão de orelha vai pra PM que se começasse a multar e parar todo engraçadinho que fosse visto fazendo isso já seria meio caminho andado - ainda mais que sabemos que muitos andam sem CNH ou com documentos vencidos...].

Ao gestor público cabe se espertar e colocar de uma vez as sinalizações devidas. E TEMPORIZADORES NAS FAIXAS DE PEDESTRES MAIS MOVIMENTADAS!! É um saco ter que parar todo o trânsito, o tempo todo, para uma única pessoa atravessar!

Outro problema: o pedestre folgadão que mete o pé na rua e vai atravessando sem olhar para os lados pelo simples fatos de estar usando a faixa de segurança [isso quando usa a faixa, né?]. Custa olhar para os lados para ver se motos e carros têm tempo para frear? Uma brecada de soco pode gerar um "abarroamento" [batida, mesmo] por trás! Daí tá feita a confusão... Chama PM, faz BO. E o trânsito para de novo!

Parar em faixa dupla é outra "esperteza" muito difundida por aqui. Cada um que para uns minutinhos ferra a vida de toda uma comunidade que faz uso do sistema viário. Mas para estes o que importam são os seus umbigos.

Podia passar o dia falando das besteiras que vejo no trânsito das nossas cidades, e dos absurdos que vejo por aí, mas já me tornei enfadonha... 

Só pra constar: COM GENTE MAL EDUCADA NÃO TEM TRÂNSITO QUE DÊ CERTOOOOO!!

Quer exigir que os outros façam o que têm obrigação de fazer? 
Olhe também para as suas obrigações! 
#ProntoFalei

PS - DAR SETA TAMBÉM AJUDA MUITO!! E NÃO LIGAR FAROL DE NEBLINA NA CIDADE ENTÃO...

Nenhum comentário:

Postar um comentário