17 de set de 2014

TFD - HUST - Oncologia - o começo da novela?

Ontem, terça-feira, questionei - via Twitter - o Ministério da Saúde sobre o meu tratamento, o tal TFD cuja documentação foi entregue na sexta-feira. Fiz isso porque a palavra "urgência" foi usada algumas vezes e eu senti que a coisa pode até não ser grave, mas o tratamento tem que ser rápido [aquela coisa que quanto mais esperar...]. 

Procurei o perfil do Ministério depois de ter lido muito sobre a demora do início do tratamento quando é via SUS. Confesso, me apavorei.

O bacana da história é que o perfil me deu as respostas e orientou que eu telefonasse para o Disque Saúde - 136 - e conversasse com  os atendentes. Fiz isso hoje de manhã, fui muito bem atendida e tive minhas dúvidas sobre o TFD esclarecidas até o ponto em que eles podiam. O resto era procurar a Secretaria de Saúde de Herval d'Oeste e questionar o servidor sobre o encaminhamento e, se achar necessário, voltar a ligação para o 136 que eles abrem um procedimento de acompanhamento do processo do TFD. 

À tarde estive com o servidor Rodrigo que me mostrou ter protocolado o meu processo de TFD junto ao HUST naquela sexta-feira mesmo e que agora era aguardar e Setor de Oncologia entrar em contato, ou a Secretaria. Falei da minha preocupação com a passagem do tempo e com a dificuldade em entender meu caso. Não cabe mais a eles a rapidez ou não, agora é esperar o HUST.

Ele me sugeriu esperar saber qual médico pegará meu caso. Eu havia dito que para passar essa aflição estava pensando em fazer uma consulta particular para tirar as dúvidas. Vou esperar então, pelo menos até semana que vem...

A parte boa foi saber que o HUST - aqui do ladinho - é referenciado para o tratamento de câncer. Outra cidade é Florianópolis. E que em breve o HUST contará com o tratamento em Radiologia - o Governo Federal está para entregar uma unidade para o nosso hospital. Menos dor para quem sofre da enfermidade e ainda tem que sacolejar nestas nossas estradas, né?

Qualquer novidade, eu volto aqui.

Há Braços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário